"Espíritas, amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo"

Search
Close this search box.

Atividades

Departamentos

Juventude Espírita

Visite o site da Juventude

MEOM – Mocidade Espírita Os Mensageiros

Sábados, das 08:20h às 12h, no CEGAL I.

 

MELS – Mocidade Espírita Luís Sérgio

Sábados, das 14h às 16h, no CEGAL II.

 

MEJUK – Mocidade Espírita Juscelino Kubitschek

CEGAL IV – Posto JK

 

Siga no Instagram

 

Algumas atividades das Mocidades:

  • Caravana Jesus no Lar (CJL)
  • Campanha Fraterna Auta de Souza (CFAS)
  • Visita ao asilo São Vicente de Paula (Posto do Vovô)
  • Biblioteca Chico Xavier
  • Infortúnio Oculto
  • Visita à outras mocidades espíritas
  • Seminário em Defesa da Vida
  • Seminário no Campo da Paz
  • Gincanas
  • Estudos Doutrinários
  • Apresentação de música e teatro

 

História

A primeira mocidade do CEGAL, a Mocidade Espírita “Os Mensageiros” (MEOM) começou na década de 70 através da iniciativa da Vera, filha da Dona Cândida, fundadora do CEGAL, e do Mário, filho do Seu Maceió, também fundador do centro. O nome “Os Mensageiros” surgiu porque no início todas as atividades da casa seriam nomeadas com alguma obra de André Luiz.

De início, a mocidade estudava as Obras Básicas do Espiritismo e realizava passeios, reuniões e a Campanha Auta de Souza. Na época, a Campanha era novidade em Goiânia, e o CEGAL foi uma das primeiras mocidades a realizá-la.

Dentre os primeiros trabalhadores da mocidade alguns ainda se encontram no centro até hoje, como a Tia Luzia, o Dick, o Dálvio e o Periquito. Outros já foram para outros centros, como a Rosana, filha da Tia Rosa e do Seu Camilo.

Depois vieram os companheiros Revorêdo, Anderson, Raquel, Christiana, Lourivan, Marcelo, que levaram a mocidade por muitos anos, evangelizando todos que hoje estão à frente da mocidade.

Houve então uma época de paralização das atividades da MEOM, que durou até 2001. Nesse ano, alguns jovens frequentadores do centro resolveram retomar as atividades em formato de RPJ (Reunião Pública Juvenil), em que ocorriam estudos em grupo e depois práticas assistenciais. A alegria cristã sempre animada atraiu muitos jovens, chegando a RPJ manter 150 jovens no domingo de manhã.

Em 2003 a mocidade trouxe uma novidade dentre as mocidades de Goiânia: o envolvimento com a Arte. Vieram grupos como: Mensageiros, Aquarela, GOARTE (Grupo Operários da Arte Espírita – Teatro), e a busca incessante da espiritualização do ser através do estudo, da prática assistencial, e da arte.

Com o crescimento da RPJ, ela logo virou mocidade e se consolidou como MEOM. A expansão do CEGAL para o bairro do Jardim das Oliveiras também foi importante para o crescimento do trabalho com a juventude no bairro. Assim nasceu a “Mocidade Espírita Luís Sérgio”, a MELS, que acontece no CEGAL II desde 2005.

 

Objetivos

ATENDER, dando continuidade no processo educativo desde o lar e/ou Escola da Infância, cuidando e orientando o jovem nesta fase de mudança de comportamento ante as influências do meio;

EVANGELIZAR através de estudos doutrinários, práticas assistenciais e vivências artísticas, edificando valores e estimulando qualidades, do homem de bem, no Jovem;

ACOMPANHAR o jovem no autoconhecimento, trazendo a família para a convivência diária da mocidade;

TRANSFORMAR o jovem em trabalhador atuante na Casa Espírita.

 

Justificativa

A Juventude representa fase importante para o desenvolvimento do espírito. Enquanto ser reencarnante em processo de aprimoramento, o jovem trilha caminhos que o convidam, continuamente, ao autoconhecimento e à escolha de atitudes alinhadas aos seus objetivos e ideais, comprometendo-se com uma opção mais consciente de vida. Mediante os desafios da atualidade, a mensagem de Jesus à luz do Espiritismo representa roteiro seguro e convida o jovem, igualmente, a assumir-se como tarefeiro no bem e a colaborar na construção do mundo novo. A criação e o fortalecimento dos laços entre o jovem e a Casa Espírita trazem benefícios para todos.

Fonte: Site do Departamento da Infância e Juventude da FEB | Matéria: Juventude e Tarefa Espírita de 20 de julho de 2012.

Conheça outras atividades: