"Espíritas, amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo"

Search
Close this search box.

CEGAL II – Jardim das Oliveiras

História

Nosso saudoso companheiro Petrônio, hoje trabalhador na esfera espiritual do CEGAL, escreveu este pequeno histórico do Posto de Assistência do Jardim das Oliveiras na época em que o CEGAL comemorava 41 anos, em outubro de 2000:

“Em meados do mês de maio de 1990, um grupo de trabalhadores do CEGAL dirigiu-se para o recém criado bairro do Jardim das Oliveiras, localizado na região metropolitana de Goiânia, mas pertencente ao município de Senador Canedo, para fundar um posto de assistência espírita. O bairro assentava famílias carentes, que há muito reivindicavam moradias próprias.

Chegamos junto com alguns retardatários e lá encontramos apenas os primeiros barracões, porem nada de alvenaria. Tudo era construído com aproveitamento de materiais, os mais diversificados possíveis. Tábuas, latão, papelão, lona plástica, etc. Aliás, a lona plástica predominava, sobretudo para as coberturas. Fomos recebidos por uma senhora, simpatizante da doutrina, ávida de se integrar no trabalho espírita. Era a Dona Maria que gentilmente nos cedeu o seu barracão para o primeiro culto. Começava ali o nosso trabalho, pois nos dias subseqüentes usávamos o seu barracão para cozinhar a sopa que era servida às crianças dentro de seu quintal. A evangelização da meninada era feita em frente a casa, na rua mesmo, sob o sol escaldante, com poeira e tudo. Mas as nossas evangelizadoras nunca desanimaram e o trabalho continuou cada vez mais arrebanhando crianças.

Depois de alguns meses, a diretoria do CEGAL conseguiu a doação de um terreno. Passamos para dentro dele prosseguindo com as nossas atividades, ainda sob o sol escaldante. A turma da evangelização aplicando táticas para conquistar mais crianças e as demais áreas, CFAS, Caravana Jesus no Lar, Francisco de Assis, Esclarecimento, fazendo o seu trabalho junto aos lares divulgando a doutrina e propagando o trabalho do posto.

Foi então que o pessoal do mutirão, sempre comandado pelo Faleiro, construiu o primeiro barracão meia-água que passou a servir de residência para o zelador e onde nos reuníamos para os eventos, para as avaliações e para servir a sopa para as crianças. Só mais tarde é que foi possível construir as primeiras salas de aula, as quais serviriam à Escola Espírita André Luiz durante a semana, e aos sábados para abrigar as crianças e os jovens que eram evangelizados.

A construção só foi possível graças ao nosso Senhor Jesus Cristo, aos seus mandatários e à perseverança do Faleiro, Dick, Machado, Augusto, Anedino, Tião e vários outros, naturalmente sem desprezar a ajuda imprescindível da Fundação Alemã”.

 

O CEGAL Unidade II fica localizado no bairro Jardim das Oliveiras em Senador Canedo (GO) (ver mapa).

 

Horários das Atividades:

Segunda-feira:

  • 19:20 – Estudo da Doutrina Espírita (Curso: A Espiritualização do Ser – para iniciantes)

Terça-feira:

  • 19:20 – Tratamento Espiritual (palestra, passe, fluidoterapia, triagem, desobsessão)

Quinta-feira:

  • 19:20 – Tratamento Espiritual (palestra, passe, fluidoterapia, triagem, desobsessão)

Sexta-feira:

  • 19:30 – Reunião Pública (palestras com os temas do Evangelho) e passe

Sábado:

  • 14:00 – Evangelização Infantil (MEIMEI) e Escola de Jovens (Mocidade Espírita – MELS)
  • 14:00 – Sala de estudos para adultos (Curso Família e Curso de Gestantes, com doação de enxoval)
  • 14:30 – Caravana de auxílio (visitas aos lares das famílias)

Domingo:

  • 9:00 – Reunião Pública (palestras com os temas do Evangelho) e passe.